BLOG

Dica da Íria: Apartamento para idoso

Importante o profissional prever as necessidades adversas que ao longo dos anos se apresentam com o avanço da idade.

Necessário:

.Planejar espaços amplos com disposição dos móveis que permitam a circulação  para movimentos de rotação livre de obstáculos,

.Eliminar tapetes e objetos que dificultam a circulação,a exemplo:fios soltos,peças de decoração frágeis em locais de passagem.

.Aplicar piso antiderrapante em todo ambiente,a exemplo o porcelanato acetinado, que traz a modernidade e praticidade de uso.E nas áreas do box no wc,usar o piso antiderrapante com textura.

.Os sofás,de preferência com apoio para cabeça e banqueta para os pés ou poltronas mais altas,com braços para facilitar ao sentar.Para aumentar a altura do sofá pode-se criar uns pés em inox mais altos ou colocar uma prancha larga de madeira abaixo,ao longo do sofá.E quanto as cores,as mais diversas conforme a personalidade do cliente ou, se não quiser ousar,as cores sóbrias são sempre bem vindas.

.Evitar diferentes níveis de piso e prever as portas com largura mínima de 0.80m e um giro interno nos cômodos de 1,40m,pelo menos de um lado do ambiente,para uma futura cadeira de rodas.

.Nos quartos,usar altura da cama entre 0.48m e .056m,abajures nas mesas laterais ou interruptores no painel das camas para facilitar a iluminação ao levantar a noite.Armários firmes,de preferência com portas de correr para,ao abrir, não bater nas pernas do usuário.

.Nas cozinhas,usar armários para guarda de pertences com altura entre  0.30m e 1.45m do piso para facilitar o manuseio e não precisar de escadas.Para o uso em cadeira,usar armário até 1.20m.Colocar um apoio de madeira revestido de material melamínico,com rodízios, para deixar a gaveta de baixo da geladeira ,mais alta melhorando,assim,a retirada dos alimentos.As tomadas acima do balcão a 1.20m do piso.

.Nos WC,instalar iluminação permanente e por sensor no percurso do quarto ao banheiro.Instalação de assento e barras de apoio no chuveiro, bem como, ducha de comando manual .Pias com barras para apoio.Elevar o vaso sanitário à 0.46m de altura do piso com duchas para higiene íntima, e barras de apoio.

.Todos ambientes devem estar arejados e bem iluminados.

Assim,o profissional,ao planejar este ambiente e depois de estar atento a todas informações técnicas,é de suma importância ,agora, ouvir o seu cliente e adequar cada espaço conforme a personalidade deste idoso,para que este sinta-se que nunca é tarde para inovar e sentir-se em harmonia  no seu ninho.

 

.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade de pessoas com deficiência a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 1994. (terceira edição 2015).

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon