BLOG

Dica 02: Uso de pedras naturais e compostos nos ambientes - by ÍRIA TAVARES

GRANITO

É essencial sabermos orientar nossos clientes em uma decisão na reforma do seu novo habitar.

Muitas dúvidas surgem na hora de optar pela melhor opção de material para as bancadas de cozinha e wc.

No entanto,para gerarmos resultados adequados a cada ambiente específico, com as indicações técnicas corretas, precisamos, em primeiro lugar, ouvir as necessidades do cliente, a sua previsão de orçamento para obra e o local onde este ambiente está inserido:área externa ou interna.

Diante destas informações, podemos iniciar o processo criativo. Existem no mercado produtos naturais ou compostos artificialmente, os quais têm características diferentes, vantagens, desvantagens e podem ser usados em diversas formas na decoração e na arquitetura.

As rochas naturais mais conhecidas são o mármore e o granito, as quais têm preços mais acessíveis do que os compostos- Engeneering Stone.Mas, as naturais,apesar das qualidades, têm restrições, seja pelo alto nível de porosidade do mármore,seja pela superfície pouco homogênea do granito que não se adequa em alguns novos designs contemporâneos de linguagem mais limpa.

Devido a esses detalhes, a nova tecnologia nos apresenta a inovação das “pedras artificiais”, também conhecidas como compostos. E aqui estão eles, o Limestone,Corian,Nanoglass,Silestone e o Dekton que além de serem duráveis e super-resistentes, apresentam-se no mercado em diversas cores e texturas.

INDICADO PARA ÁREAS INTERNAS:

  • LIMESTONE

 Rocha natural formada por grãos de calcário, com pouco brilho.
Vantagens - É um material nobre, que não absorve calor, tem elevada durabilidade e aspecto homogêneo.

Desvantagens - Tem baixa resistência a impactos,riscos e alto grau de absorção de líquidos, além de poder manchar como o mármore. Por isso, não é recomendado para áreas úmidas de cozinhas e banheiros. Para melhor aproveitamento, é indicado a impermeabilização antes de aplicá-lo.

 

  • CORIAN
    Superfície sólida composta por minerais naturais derivados da bauxita, resina acrílica para unir as partículas e pigmentos especiais.
    Vantagens - Tem baixíssima absorção de líquidos e alta resistência a desgastes, riscos e impactos.

   Desvantagens - Por ter resina em sua composição, apresenta problemas com o calor em excesso. “Apoiar panelas quentes com frequência pode afetar o brilho ou amarelar.

 

  • NANOGLASS

São feitos de resina e pó de vidro.

Vantagens - o branco é extremamente branco.

Desvantagens - é necessário um profissional bem qualificado para sua instalação, pois se trata de um material extremamente duro e pode lascar com facilidade durante o corte. Só existe o branco.

·SILESTONE

 Superfície sólida composta por quartzo natural (mais de 90%), resina de poliéster para conectar as partículas e pigmentos especiais.
Vantagens - Apresenta baixíssima absorção de líquidos e alta resistência a desgastes, riscos e impactos. Brilho intenso.
Desvantagens - Por ter resina em sua composição, deve-se evitar o uso em áreas externas, pois a exposição a raios UV pode alterar a cor do material. Evite também o contato de panelas ou recipientes quentes sobre a superfície.

COMPOSTO PARA ÁREAS EXTERNAS COM EXPOSIÇÃO AO SOL:

·DEKTON

“O Dekton é uma mistura sofisticada das matérias–primas que se utilizam para fabricar vidro, porcelana de última geração e superfícies de quartzo.

O Dekton utiliza, no seu fabrico, a exclusiva tecnologia “TSP”(Technology of Sinterized Particles), um processo tecnológico que implica uma versão acelerada das alterações metamórficas que a pedra natural sofre ao ser exposta durante milênios à alta pressão e à alta temperatura.

A tecnologia TSP sintetiza, de uma forma absolutamente inovadora, procedimentos das industrias tecnológicas mais avançadas”, segundo o site da Cosentino, fabricante espanhol.

Vantagens - Superfície altamente resistente à luz dos raios ultravioleta (UV) e não sofrerá alterações de cor ao longo do tempo, o que a torna perfeita para aplicações no interior e no exterior. À prova de manchas, mesmo as difíceis de remover como vinho, café, marcadores e ferrugem, podem ser removidas facilmente desta.Porosidade zero e não contém resinas.

Desvantagens - é o mais caro dos compostos.

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon